Pulsação

PulsaçãoPulsação: In this dance-theatre, six women from various regions in Brazil and one from Europe, all of them then residing in Salvador da Bahia, reflect their differing perceptions of their own identities as women in Brazilian society. The dance-theatre was performed in the Goethe Institute theatre hall and Brasilian artists from other areas, such as a photographer (for Dia projection), a video-maker (video-installation), a sculpture artist, a composer and seven musicians contributed to its success.

Apresentação

A coreógrafa Simone Erbeck está em Salvador para dar continuidade ao seu projeto de intercâmbio cultural iniciado em 1996 , na Indonésia, onde desenvolveu em parceria com artistas da indonésia e da Alemanha o Espetáculo " Antara Entre Dois Mundos ".

Residindo em Salvador  há um ano e meio, a coreógrafa optou em desenvolver um tema bastante peculiar  " a cidade do Salvador ", sua metamorfose, a baía, suas ruas e becos, cores e sons, e suas mulheres. Na sua pesquisa de Dança / Teatro estão em cena sete mulheres que vivem em Salvador. Elas reagem aos estímulos propostos revelando suas experiências, encarando desafios e mostrando como se posicionam individualmente na sociedade; expondo suas idéias e estórias pessoais, simbolizando ir de encontro a si mesmo e percebendo o que está em sua volta, estas sete mulheres interpretam os estímulos da cidade, através de seus sentimentos e percepções.

PulsaçãoO Espetáculo foi coreografado a partir das técnicas de Dança / Teatro, com elementos do tango Argentino. O  roteiro coreográfico foi elaborado a partir das improvisações com as dançarinas e a  montagem reflete o universo feminino,  tendo caráter multimídia, com música ao vivo, projeção de Vídeo ( cenas da cidade projetado no telão em forma de quadrado ) e Slide (imagens abstratas, projetadas nos elementos cênicos )." PULSAÇÃO em DANÇA / TEATRO " estreou no teatro do ICBA - Salvador - Bahia - Brasil em novembro de 2000

A sensação do Tango no Espetáculo " Pulsação ..."

"Os camponeses argentinos que abandonaram seus campos, e inúmeros imigrantes europeus  trouxeram o Tango em meados do meio do século XIX, para os subúrbios de Buenos Aires. Durante a esperança a felicidade desejada, juntam-se: a milonga Argentina, os ritmos afroamericanos do candomblé, a abanara cubano-espanhola e as danças européias, o resultado é o tango como uma expressão multicultural, com a sua inconfundível  cor do som do bandoneón e os instrumentos de corda. (Gudrun Maurer)

Há muitos anos a cidade de Salvador passa por uma metamorfose, a mudança do tradicional para o moderno. Muitas pessoas do interior chegam à cidade para se integrar à sociedade, esperando uma vida melhor. Os prédios, estruturas sociais e políticas e os moradores, que sempre viveram em Salvador, estão se adaptando ao desenvolvimento sócio-cultural. Este processo provoca impulsos diferentes, que são refletidos diretamente na comunidade. A sensação desse processo está dentro de cada um e provoca vários estados de sentimentos como por exemplo; medo, raiva, desespero, mas também esperança e otimismo.

"A sensação do Tango me acompanhou sempre e não me deixou mais nos últimos anos. Ele é a ligação entre o mundo interno e o mundo externo. Por causa das minhas percepções e experiências  em Salvador, descobri o tango de novo. Trabalhei intensamente em 1995 com Pilar Alvarez e Cláudio Hoffmann (do espetáculo "Tango Passion"), um casal que desenvolve há bastante tempo o Tango Contemporâneo. Para compor a trilha sonora do Espetáculo com a sensação de tango e dos diversos ritmos de Salvador, convidei o músico Mário Ulloa ( Costa Rica - BA )."

A música composta por Mário Ulloa

PulsaçãoO " Tango " é o resultado de várias influências culturais: música italiana, música espanhola, música africana, música urbana e música rural do "Mar del Prata". Como dança, é rico em movimentos corporais, refletindo um vasto universo artístico de expressões, na maioria das vezes, de sentimentos de angústia, amargura, solidão,  tristeza, mas também de muita sensualidade. O Tango, " um pensamento triste que se baila " (como teria dito Enrique Santos Discépolo), música e dança, estão estreitamente ligados, "abraçados.Essa variedade infindável de elementos expressivos, motivou-nos a pensar num espetáculo artístico que filtra parte dessas convergências.

Ao nosso ver, a Bahia, com todo seu encanto de misturas culturais, proporciona uma ampla gama de possibilidades de criação artística. Por isso,  neste espetáculo, pretendemos recriar aqueles elementos "Tangüísticos" e os multifacéticos elementos culturais que "pulsam" nesta cidade.Alguns dos participantes deste projeto têm várias vivências em  outros países. Mário Ulloa,  por exemplo, nasceu  na Costa Rica, onde morou por 20 anos, viveu na Europa (Alemanha e Áustria) no período de 05 anos, e está há 10 anos radicado na Bahia. Como também, alguns  participantes têm  vivências multiculturais, e acredito, que por causa das nossas "múltiplas percepções", ficamos deslumbradas com as inúmeras  facetas desta cidade.

A música que foi composta exclusivamente para o espetáculo "Pulsação ..." é uma síntese de tudo que falamos anteriormente sobre o vetor inicial "a cidade". De um lado elementos do tango: ritmos, melodias, harmonias, temática e, de outro lado, elementos musicais da Bahia, num processo que transforma numa unidade. Neste trabalho a composição não é apenas um fundo musical para ser dançada, ela é para a dança o que a dança é para a música, em outras palavras, pretendemos criar um espetáculo de unidade artística e que estas linguagens estejam " abraçadas", "conectadas"!.

Ficha Técnica

Coreografia e Direção:
Simone Erbeck

Elenco:
Alice Becker
Clara Trigo
Cristiane Pinho
Elsa Decaudin
Francis Baiardi
Noemia Reys
Selma França.

Músicos:
Ângelo Roberto (contrabaixo)
Elisa Goritsky (Flauta)
Hermógenes Araújo e Luís Fernando (Percussão)
Suzana Kato (Violoncelo).

Assistente de Direção:
Elsa Decaudin

Assistente de Coreografia:
Estela Serrano

Composição e Direção Musical:
Mario Ulloa

Cenografia:
João Pereira

Desenho de Luz:
Fernanda Mascarenhas

Direção de vídeo:
João Pereira

Figurino:
Zuarte Junior

Fotografia e Slides:
Edgar Oliva

Vídeo Make:
Bastien Defives

Direção de Produção e Projeto Artístico:
Janete Catarino

+++

NECESSIDADES  TÉCNICAS

ESPAÇO FÍSICO:
9m x 9m de profundidade, piso liso, preferencialmente de Madeira, com linóleo branco.

ESPAÇO CÊNICO:
A encenação é realizada dentro de um quadrado fechado com Tecidos ( Voal / Tule ) e neste é projetado as imagens de Vídeo e Slide. As Dançarinas usam alguns elementos cênicos ( Cubos de Isopor, onde é projetado os slides ) e um carro de Compras onde transporta uma das interpretes ( cena Almodóvar ). A montagem de cenário e  iluminação deverá ser feita um dia antes da apresentação.

EQUIPAMENTO DE SOM:

MÚSICA AO VIVO
Mesa de 32 canais, amplificadores, Caixas Médias, Caixas Graves, 07 microfones, equalizadores, etc.

MÚSICA ELETRÔNICA
CD Player, Cxs. Potentes de acordo com o Espaço Físico.

EQUIPAMENTO DE LUZ
Mesa de 24 canais
15 Ellipsoidal Completo
20 Lâmpadas Par ( 01,02,05 )
10 PCs
08 Torres
02 Projetores de Slide
02 Projetores de Vídeo